Uma aeronave da Latam, que fazia a rota Guarulhos (SP) Londres, teve que descer no aeroporto e pneus foram danificados. Até as 12h30, 129 voos haviam sido afetados.

A pista do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está fechada para pousos e decolagens na manhã desta quinta-feira (20). De acordo com a concessionária BH Airport, a pista foi fechada à 1h43, quando uma aeronave da Latam, que faria o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres) com 339 passageiros, teve que realizar um pouso de emergência no aeroporto.

Até as 12h30, 129 voos haviam sido afetados. Por dia, cerca de 30 mil passageiros embarcam ou desembarcam nos 300 voos operados em Confins.

O que já se sabe até agora

– Avião da Latam fez pouso de emergência à 1h43 em Confins;

– Voo fazia a rota Guarulhos (SP) – Londres;

– Até as 12h30, 129 voos haviam sido afetados.;

– Passageira relatou que houve susto e choro dentro da aeronave;

– Fechamento deve durar até as 19h

– Passageiros não devem se dirigir ao terminal

A BH Aiport e a Latam informaram que todos os passageiros foram retirados em segurança. A aeronave Boeing 777 teve os oito pneus danificados, que terão que ser trocados na pista. Cada um deles pesa 250 quilos. Os pneus novos e um macaco hidráulico devem vir de São Paulo. O fechamento do terminal deve durar até as 19h.

Procurada na manhã desta quinta-feira, a Latam não explicou detalhadamente o que aconteceu com os pneus da aeronave.

A TV Globo apurou que os pneus podem ter sido danificados durante o pouso de emergência por problemas elétricos. Como o avião estava pesado por estar com tanque cheio para chegar a Londres, o sistema de sensores e plugues que esvaziam pneus para evitar que eles estourem e causem acidente grave pode ter sido acionado.

“As equipes do Aeroporto Internacional de BH e a Latam estão trabalhando em parceria para providenciar os equipamentos necessários para a troca”, disse a concessionária. Mas não há previsão de liberação da pista.

De acordo com o gerente de Comunicação do aeroporto, Nicolau Maranini, os equipamentos necessários para a troca dos pneus pesam 7 toneladas e precisam ser trazidos por um avião cargueiro ou por aeronaves menores. Ainda segundo Maranini, a pista não ficou danificada por causa do pouso de emergência. Confins não tem o equipamento, segundo a BHAirport, porque não há pouso desse tipo de aerovane no local.

De acordo com a BH Airport, foi feita a medição da pista em Confins para verificar se algum avião poderia pousar e trazer as 7 toneladas de equipamento (8 rodas e o macaco hidráulico) para a retirada do Boeing 777.

Uma aeronave ATR da Azul, que sairia às 9h de Porto Alegre, pegaria um equipamento em Guarulhos e deve chegar a Confins às 15h. A operação deve durar entre 3 e 4 horas.


Por G1 MG 

20/12/2018