Mais duas casas de cultura foram entregues totalmente reformadas nesta sexta-feira (1º) em São Luís. Localizadas no bairro da Madre Deus, o Conselho Cultural Comunitário e a sede da Escola de Samba Turma do Quinto foram recuperadas pelo Governo do Maranhão e fazem parte do projeto de revitalização da comunidade.

“Chegamos ao quinto espaço público revitalizado. Entregamos agora o Conselho e a sede da Turma do Quinto, mas também já reformamos os prédios do Fuzileiros da Fuzarca, do bumba meu boi da Madre Deus e do bloco Os Feras”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

De acordo com ele, as obras são parte da inclusão da comunidade no roteiro de turismo de experiência de São Luís, que em breve ganhará novos incentivos.

“Em breve nós lançaremos o circuito de visitas do bairro da Madre Deus, onde o turista possa chegar aqui, conhecer nossa cultura, nossa tradição, conhecer esse belíssimo bairro, que acredito que seja o bairro mais bonito do Brasil”, completou o secretário.

Madre Deus

A Madre Deus foi há pouco tempo autenticada em projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Maranhão como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado.

O projeto de revitalização de casas de cultura do bairro contempla 10 espaços. Serão entregues ainda os Blocos carnavalescos Príncipe de Roma, Originais do Ritmo, Ritmistas da Madre Deus, Boi Encanto da Ilha e Tribo Tupiniquins.

Reformas

As obras de melhoria das casas entregues nesta sexta-feira (1º) incluíram fachada, banheiros, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos, piso, louças, metais, portões e acessórios.

Para o coordenador do Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus, prédio fundado em 1997 e que estava abandonado depois que o telhado caiu, a associação servirá para as agremiações e a comunidade, que terá novas oportunidades.

“Com esse prédio reformado vamos conseguir retornar nossas parcerias com Sebrae, Senai, oferecer cursos, oficinas… Já temos uma de balé confirmada”, contou Jorge Luís Silva Coutinho, coordenador do Conselho.

Para o presidente da Turma do Quinto, Lilio Guega, as reformas são importantes não apenas para as agremiações como para todo o bairro.

“Acho que é muito importante e necessário que isso seja feito. As agremiações não têm uma sequência de trabalhos para se manter. Por isso agradecemos ao Governo do Estado, porque continuando esse projeto acreditamos que a Madre Deus chegue aonde possa chegar”, disse.

Com as reformas, os espaços de cultura da Madre Deus estarão prontos para integrarem roteiro turístico de experiência, modalidade onde o turista tem a oportunidade de vivenciar as tradições da região com roteiros que aliam experiências históricas, culturais e gastronômicas de cada região.

Por/Redação Ma.GV

01/02/2019