O mês dedicado à saúde do homem, o Governo do Maranhão incentiva a prevenção e cuidados no combate ao câncer de próstata e pênis. Nesta segunda-feira (12), unidades da capital e do interior da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciaram simultaneamente a campanha “Todo dia é um dia a mais para viver bem”.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, realizou a abertura da campanha durante bate-papo sobre câncer de próstata, na sede da SES. Ele destacou a importância da adoção de cuidados de higiene que os homens devem ter para evitar o câncer de pênis e a necessidade de fazer o exame de próstata.

“São hábitos simples, mas que muitos homens desconsideram no dia a dia. A limpeza do pênis é fundamental na prevenção não só do câncer de pênis como de outras diversas doenças. Já o de próstata, o preconceito impede de fazer o exame. Um preconceito não leva a nada e afasta cada vez mais o homem da cura e prevenção”, afirmou.

Bate-papo azul

No bate-papo azul, as enfermeiras Rafaella Pedroza e Julieta Rocha, do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – CEM Diamante, abordaram a temática “Prevenção do câncer de próstata e pênis”, durante encontro com servidores da SES. O bate-papo contou com a mediação do jornalista Jeisael Marques.

A especialista em Educação em Saúde e supervisora de enfermagem do CEM Diamante, Julieta Rocha, abordou os sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata com foco na quebra das barreiras do preconceito. “O paciente quando chega na unidade já vem carregado de medo e ideias preconceituosas. É preciso quebrar todas elas para que o processo de prevenção e cura deste paciente seja feito de forma rápida e efetiva. Gosto sempre de esclarecer as principais formas de prevenção e sintomas do câncer de próstata quando participo de encontros enriquecedores como este”, disse Julieta Rocha.

A coordenadora de enfermagem do CEM Diamante, Rafaella Pedroza, destacou as estatísticas epidemiológicas com ênfase nas doenças que mais acometem o órgão masculino. “É sempre bom aproveitar as oportunidades destes tipos de encontro para esclarecer um pouco de cada doença, como o câncer de próstata, de pênis, HPV e infecções urinárias. Aqui é a chance do homem tirar suas dúvidas e buscar a ajuda médica apropriada”.

O servidor do setor de transporte, Joel Carvalho, acompanhou atentamente o bate-papo e afirmou que realiza anualmente o exame de próstata. “Não deixo de me cuidar, não tenho casos na família, mas a idade chegou e prevenir é a melhor maneira de combater esta doença”.

Servidor Joel Carvalho realiza o exame anualmente. (Foto: Márcio Sampaio)

A gestora Estratégica de Pessoas da SES, Graziela Azevedo, destacou a importância de realizar ações focadas na saúde do servidor. “Trabalhamos com pessoas, com diversas vidas todos os dias que precisam de cuidados e atenção. Assim como fizemos diversas ações do Outubro Rosa, o homem não fica esquecido, pois hoje foi só a primeira ação do mês Novembro Azul. A SES quer que o servidor entenda a necessidade de cuidar da saúde de forma integral e sem preconceito”.

Novembro Azul

Com a campanha Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove em unidades de saúde rodas de conversas, palestras, consultas e exames de sangue para detectar o nível de antígeno prostático específico (PSA).

Por/ ma.gov