Segundo o INPE, o Maranhão obteve mais de 730 focos de incêndio somente nos últimos cinco dias.

O Maranhão registrou mais de 3,1 mil focos de incêndio durante o mês de outubro em todo o estado, de acordo com o relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O relatório foi divulgado nesta quarta-feira (31).

Segundo o ‘Programa Queimadas’, o número representa uma queda de 15% em relação ao mês de setembro, que registrou 3,6 mil queimadas. Nos últimos cinco dias, o estado contabilizou mais de 730 focos de incêndio.

Até outubro, o estado havia registrado mais de 13 mil focos. Com isso, o Maranhão ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados que mais registraram queimadas este ano. Em primeiro lugar, aparece Mato Grosso (29.122), seguido pelo Pará (20.530).Nenhum município maranhense aparece na lista dos que mais registraram focos durante o mês de outubro. A cidade de Corumbá no Mato Grosso do Sul, lidera a lista com 1.292 queimadas contabilizadas, segundo os dados do instituto.

O corpo de Bombeiros do Maranhão informou que segue com operações em todo o estado para identificar, monitorar e combater os focos de incêndio em áreas de vegetação e de preservação ambiental. Segundo os Bombeiros, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) realiza fiscalizações acompanhada do Batalhão da Polícia Ambiental em áreas propícias de desmatamento.

Por G1 Ma

31/10/2019