Equipamento foi lançado em maio deste ano em direção ao planeta vermelho para ajudar os cientistas a desvendarem a origem da Terra.

Lançada em maio deste ano pela NASA, a sonda InSight conseguiu fazer um pouso bem-sucedido na superfície de Marte nesta segunda-feira (26).

A equipe da agência espacial norte-americana comemorou cada uma das etapas até a chegada ao solo do planeta vizinho. A InSight atravessou a fina atmosfera marciana a 19.310 km/h. Em seguida, foi freada pelo atrito até acionar um paraquedas gigante e retrofoguetes.

Após entrar na atmosfera do planeta vermelho, a sonda levou cerca de sete minutos até completar todo o procedimento de descida.

Poucos minutos após o pouso, a InSight enviou a primeira imagem do local onde o pouso aconteceu. Não é possível ver muitos detalhes por conta da poeira que cobre a lente da câmera, mas é um sinal de que não houve danos durante a descida.

O equipamento da agência espacial norte-americana irá ajudar nas pesquisas sobre a origem da Terra e do sistema solar.

O cientistas irão obter informações sobre a composição do solo e do sub-solo marciano. Essa será a primeira vez que um outro planeta será explorado desta maneira.

O projeto da InSight foi orçado em US$ 993 milhões, cerca de R$ 3,6 bilhões.

Comemoração na sala de controle da Nasa após o pouso da Insight Reprodução/YouTube

A Nasa é conhecida por liderar a exploração espacial, mas nem toda a pesquisa nos laboratórios da agência resultam em foguetes e satélites. Muitos produtos incorporados ao cotidiano das pessoas tiveram origem nos projetos espaciais.

 

Por/Pablo Marques,