Dois queijos brasileiros estão entre os 50 melhores do mundo em plataforma internacional

0
11
Queijo Canastra foi eleito novamente um dos melhores do mundo segundo ranking Taste Atlas Holorico Soares Costa/Flickr

Dois queijos brasileiros aparecem entre os 50 mais bem ranqueados do mundo na lista atual da plataforma internacional Taste Atlas, enciclopédia que cataloga comidas ao redor do globo e elabora listas gastronômicas de acordo com as avaliações da própria audiência.

Canastra é o mais bem colocado no ranking do site ao figurar na 11ª posição.

Considerado uma iguaria mineira, ele leva o nome da Serra da Canastra, região no sudeste de Minas Gerais onde é feito, e deixou para trás nomes como Mozzarella e Gruyère.

O queijo é produzido a partir do leite de vaca cru, ordenhada na mesma propriedade onde fica a queijaria.

Em 2008, o método de produção do Queijo Canastra Artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Vale lembrar que o Taste Atlas elegeu o Canastra como o melhor do mundo no ano passado, em que até entidades do setor comemoraram a escolha.

Em seguida, o queijo Coalho aparece na 39ª posição entre os 50 melhores do mundo. É um queijo de leite de vaca tradicional do nordeste, em que se destaca pela textura firme e elástica, muito consumido como petisco, principalmente nas praias nacionais.

Já o pódio é formado por queijos da Itália: quem aparece em primeiro lugar é o Parmigiano Reggiano, da região de Parma; em segundo lugar vem a Burrata, da Apúlia; e em terceiro lugar figura o Grano Padano, da Lombardia.

Queijo Minas entre os 100 melhores

A lista estendida dos melhores queijos do mundo segundo o Taste Atlas ainda coloca o queijo Minas em 94º lugar.

O ranking descreve a iguaria como um queijo artesanal elaborado com leite cru de vaca, caracterizado por textura macia, esponjosa e com umidade, com sabor suave e levemente salgado dependendo do grau de maturação e da região de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui