“Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” traz para o Maranhão o primeiro centro de interpretação itinerante do Brasil, instalado na Praça Nauro Machado

0
65
Foto- Closer News

Nesta quinta-feira 15/06 aconteceu a abertura do projeto “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís”, ação inédita no Brasil, estará aberto ao público a partir do dia 16 de junho (sexta-feira), na Praça Nauro Machado, para celebrar o reconhecimento internacional das características excepcionais do centro histórico da cidade. Trata-se de uma estrutura inflável gigante, um centro de interpretação itinerante, que tem a realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico de São Luís (FUMPH), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

O lançamento do projeto se junta à programação do Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico (FIPA), que ocorre neste mês de junho na cidade. Um diálogo com as ações municipais de valorização e celebração dos 25 anos de reconhecimento pela Unesco do centro histórico de São Luís como Patrimônio Mundial. 

“A exposição comemorativa pelos 25 anos do título concedido pela Unesco a São Luís chega em um momento muito importante para a cidade. Primeiro, porque ela abre na temporada junina, e o bumba-meu-boi é patrimônio cultural da humanidade. Depois, estamos recebendo o 9º Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal, onde as maiores autoridades em patrimônio vão trazer uma diversidade de diálogos em prol da preservação do patrimônio arquitetônico. A exposição chega em boa hora porque traz um sentido muito forte de educação patrimonial, pois as pessoas vão ter a possibilidade de entenderem melhor o título e os valores do centro histórico de São Luís”, ressaltou Kátia Bogéa, presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico.

O primeiro centro de interpretação itinerante do país, idealizado pela Quereres Produções em co-produção com a LP Arte, ficará disponível ao público, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; e, no domingo, das 10h às 17h, com o intervalo de 12h às 13h para o almoço. 

Dentro da estrutura, os visitantes encontrarão recursos audiovisuais, projeções mapeadas e um convite ao conhecimento para todos os públicos. O tempo previsto de visitação é de 40 minutos e a capacidade máxima de ocupação são de 50 pessoas por visita. Para as escolas interessadas em levar os alunos para a exposição, orienta-se o agendamento prévio pelo instagram @exposicaopanoramica. A classificação é livre, com indicação preferencial para crianças acima de 9 anos.

Patrimônio Mundial 

A cidade de São Luís foi escolhida como lugar para a estreia do projeto Panorâmica Mundial por estar celebrando 25 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial concedido pela Unesco. O reconhecimento ocorreu em 1997, pelo fato da capital maranhense aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo de cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. Por se tratar de uma cidade histórica viva, pela sua própria natureza de capital, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original.  

SERVIÇO

O que – Projeto “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís”

Onde – Praça Nauro Machado (Centro Histórico de São Luís)

Quando – A partir do dia 15 de junho (para convidados). Aberto ao público a partir do dia 16 deste mês

Horário de funcionamento – terça a sábado, das 10h às 20h / domingo, das 10h às 17h [intervalo de almoço de 12h às 13h]

Tempo de visitação – 45min, em média

Visitação – grupo máximo de 50 pessoas por vez no inflável, livre na área externa

Para escolas – máximo de 8 grupos por dia [cerca de 400 alunos/dia, sendo 200/turno]

Classificação LIVRE, indicado preferencialmente para crianças acima de 9 anos

@exposicaopanoramica

Por: Redação CN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui