Atualmente, mudanças climáticas apresentam efeitos que já podem ser vistos em várias partes do planeta. Em consequência disso, já é possível notar a extinção de várias espécies de animais, derretimento das geleiras e também o aumento do nível do mar. Ademais, a escassez de água potável e insegurança alimentar também serão consequências das alterações do clima.
A princípio, no Brasil, não é diferente. O país é vulnerável às mudanças climáticas globais, sobretudo porque apresenta grande extensão territorial, o que dificulta análises de impacto e a criação de políticas públicas de redução dos impactos ambientais e sociais. Segundo pesquisadores da área, como o país é deficiente no acesso a bens e serviços básicos, como educação e saúde, a capacidade de se proteger e responder às mudanças climáticas é menor.
Brasil terá chuva, raios e trovões em toda a região neste final de setembro
Neste final de mês de setembro no país, por exemplo, o clima segue instável em praticamente todas as regiões do Brasil. A saber, conforme o boletim do Climatempo, o país deve registrar chuvas em pontos de todas as cinco regiões geográficas do país a partir desta quarta-feira (28/09). Em alguns casos, as chuvas terão acompanhamentos de raios e trovões.
As chuvas chegarão a todo o país. No Sul do país, por exemplo, há previsão de chuva de forte intensidade, com direito a raios e rajadas de vento no Paraná. Ademais, no Rio Grande do Sul, a expectativa é de clima semelhante, ou seja, chuvas em praticamente todas as regiões. Contudo, o estado deverá registrar trovões.
Os trovões, contudo, não ficarão restritos a região sul do país. De acordo com informações do boletim do clima, esse fenômeno também está sendo aguardado para o outro extremo do Brasil. Na região Norte, sobretudo no Amazonas e em Rondônia, o dia deverá ser de pancadas de chuva e trovoadas.
Por Saulo Moreira